Programas Nascentia de Atenção à Mulher, Gestante e Bebê

Nascentia Blog   •   Maio, 2017

Equipe Nascentia

Muitas mulheres e famílias procuram por profissionais humanizados na segunda gestação devido à experiência insatisfatória no primeiro parto. As que vão ser mães pela primeira vez também procuram em busca de uma vivência diferente daquela relatada por amigas e familiares.

O principal motivo desta procura é o desejo de uma parto normal, natural e livre de intervenções desnecessárias. E nessa busca, muitas já estão envoltas dos sentimentos de desconfiança, insegurança e de medo.

Muitas também peregrinam ao longo de toda a gestação em busca de alguém que transmita essa segurança.

E nesse trajeto, a questão financeira acaba se tornando um obstáculo para que seus planos aconteçam.

Não era bem isso que esperavam passar ao longo da sua gestação, de um momento único e tão especial…

Pensando nisso, a equipe Nascentia elaborou diversos Programas de Atenção Integral à gestante, ao Parto e ao bebê, que atendem a vários perfis e demandas. São programas flexíveis, dos mais simples aos mais elaborados, com foco na qualidade da assistência, na segurança do cuidado e na relação de confiança!

O que a Nascentia passa a oferecer é possibilidade de se manter no caminho desejado, sem pressões ao longo do processo da gestação, e sem desvios ou improvisos ao final! Nosso objetivo primordial é o cuidado, independentemente da história do nascimento. Buscamos proporcionar uma gestação tranquila, saudável e prazerosa. E, para isso, a gestante e seus familiares devem se sentir seguros e confiantes com relação ao cuidado e assistência recebidos.

Apresentamos, assim, os Programas de Atenção ao Pré-natal, ao Parto, ao Pós-Parto, ao Recém-Nascido e à Criança. Eles estão divididos em PARTO DOMICILIAR PLANEJADO e PARTO HOSPITALAR HUMANIZADO COMPARTILHADO. E cada um destes está subdivido em Programas específicos para cada perfil e demandas/necessidades de cada mulher.

E como a necessidade de apoio, assistência e cuidados não se encerra no parto, a Nascentia oferece ainda assistência ao bebê nos primeiros 12 meses de vida, dando continuidade à atenção integral, humanizada e segura! Conheça, a seguir, cada um dos programas.

Calendário de Pré-natal Sensível e Integrado
(Enfermeiras e Médico(a) Obstetra)

Período gestacional Semana Profissonal
1º trimestre 9 semanas Consulta Médico Obstetra
14 semanas Consulta Médico Obstetra
2º trimestre 19 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
24 semanas Consulta Médico Obstetra
3º trimestre – I 28 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
30 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
32 semanas Consulta Médico Obstetra
34 semanas  Enfermeira Obstétrica
35 semanas Consulta Psicóloga
3º trimestre – II 36 semanas Consulta Médico Obstetra
37 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
38 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
39 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
40 semanas Consulta Médico Obstetra
41 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica/CTG

PROGRAMAS DE PARTO DOMICILIAR PLANEJADO

PROGRAMA 1: Pré-Natal Integrado, Parto Domiciliar Planejado (com sobreaviso do médico obstetra) e Pós-Parto multiprofissional (enfermeiras obstetricas/neonatal e médica Pediatra):

A proposta é de um calendário de consultas intercaladas e multiprofissional entre os profissionais da equipe Nascentia (médico e enfermeiras obstetras), visando à otimização e à integralidade do cuidado.

A seguir, apresentamos o calendário de consultas para o Pré-natal Integrado:

Durante o Pré-natal, serão feitas avaliações dinâmicas para a classificação de risco, de cuidados preventivos, de promoção à saúde e de preparação para o parto domiciliar. Nesta fase, serão elaborados planejamentos para o parto, bem como um plano de contingência para as intercorrências e emergências.

Para todas as gestantes que optarem pelos Programas que incluem o pré-natal, será oferecido como parte do PLANO DE CUIDADO a participação voluntária e gratuita nos grupos de vivências de preparação para o Parto e Pós-Parto, conhecido como “CHÁ DE PARTO”. Nesses encontros, serão compartilhadas experiências, e discutidos temas de interesse das gestantes, em formato de oficinas ou vivências facilitadas pela equipe multiprofissional da Nascentia.

Da mesma maneira, a Nascentia oferece, sem custo adicional, exame de cardiotocografia nas seguintes situações: necessidade de avaliação do bem estar fetal (na 41ª semana de gestação, por exemplo), ou durante o trabalho de parto, para amparar decisões ou condutas para manter a elegibilidade da gestante para o Parto Domiciliar Planejado.

O exame de cardiotocografia é um monitoramento eletrônico não invasivo que avalia o cruzamento dos parêmetros da atividade cardíaca e motora do bebê, e da atividade uterina. Existem indicações precisas para esse exame, e realizamos em condições de relaxamento, em posição adequada e após um pequeno lanche para que não haja interferências que prejudiquem o resultado (muitas vezes gerando alterações falso positivas)!

Uma enfermeira obstetra será acionada no início do trabalho de parto e a outra enfermeira obstetra ou neonatal no período mais avançado do trabalho de parto. As duas (ou três) enfermeiras obstétrica/neonatal ficarão até o momento de estabilização da mãe e do bebê após o parto. O material de cuidados e de emergência serão levados pela equipe e outros serão providenciados pelo casal. O médico Obstetra ficará de prontidão (e recebendo relatórios) para eventuais necessidades de conduta médico-hospitalar. Durante a primeira semana após o parto, as enfermeiras obstetras e neonatais, além da Pediatra, continuarão a assistência em domicílio e após 30 dias, no consultório, de acordo com a tabela abaixo:

Abaixo, um quadro que descreve resumidamente o Programa 1:

PROGRAMA 2: Pré-Natal Complementar, Parto Domiciliar Planejado (com sobreaviso do médico obstetra) e Pós-Parto multiprofissional (enfermeiras obstétricas/neonatal e médica Pediatra):

Esse Programa difere do anterior somente no Pré-natal. Caso a gestante já tenha um médico pré-natalista, ela poderá complementar essa assistência realizando consultas com as Enfermeiras Obstetras da Nascentia. Esse Programa é destinado àquelas que preferem realizar o pre-natal pelo plano de saúde e desejam a segurança de um médico obstetra que mantenha o modelo de atenção humanizado caso necessite de uma transferência hospitalar. Abaixo o quadro resumido da descrição desse Programa:

PROGRAMA 3: Pré-Natal Complementar, Parto Domiciliar Planejado (sem sobreaviso do médico obstetra) e Pós-Parto multiprofissional (enfermeiras obstétricas/neonatal e médica Pediatra):

Esse Programa difere do anterior no quesito “sobreaviso médico”. Esse Programa é destinado àquelas que preferem realizar o pre-natal pelo plano de saúde e parto com plantonista do hospital, nos casos de transferência. Abaixo o Quadro descriminativo:

PROGRAMA 4: Parto Domiciliar Planejado Tradicional (sem sobreaviso do médico obstetra) e Pós-Parto multiprofissional (enfermeiras obstétricas/neonatal e médica Pediatra):

Esse Programa é voltado para as mulheres que já realizam pré-natal com médico de confiança e dispensa os Pré-natal complementar nos primeiros trimestres de gestação ou para aquelas que chegam tardiamente em busca do parto domiciliar. Esse é o programa tradicional, com consultas de pré-natal a partir da 36ª semana de gestação. Mas, que não dispensa consultas anteriores avulsas sempre que possível. Abaixo o Quadro descriminativo:

PROGRAMAS DE PARTO HOSPITALAR HUMANIZADO E COMPARTILHADO

Para as gestantes que almejam o Parto Hospitalar, a equipe Nascentia oferece os mesmos modelos de atenção ao Pre-natal, Parto e Pós-parto oferecidos nos Programas de Parto Domiciliar Planejado. O que proporcionamos é o CUIDADO humanizado e qualificado para as gestantes e suas famílias, independentemente das escolhas e dos desfechos.

Mesmo porque poucas são as gestantes que estão decididas e seguras no início da gestação. E todas precisam da assistência e do cuidado desde o início da gestação. E as escolhas vão sendo elaboradas ao longo do seguimento da gravidez. Sem pressão, sem tensão, a mulher e sua família vão se informando, refletindo sobre a melhor via de parto e melhor cenário de parto de acordo com as condições de saúde física e emocional e de acordo com sua segurança. Enquanto isso, vamos cuidando! Sendo necessário, os Programas podem sofrer up ou downgrade!

Dentro do Plano de Cuidados estão inclusos os encontros/vivências de casais – conhecido como “Chá de Parto”, onde são compartilhadas as experiências e onde são discutidos temas referentes ao Parto e Pós-Parto, em formato de oficinas ou vivências facilitadas pela equipe multiprofissional da Nascentia. A participação nas vivências é opcional e gratuita, apesar de bem recomendada. A seguir os temas proposto para os encontros:

1 .Modelo de atenção, tipos e locais de parto; Fases Clínicas e Comportamentais/Sensoriais do Trabalho de Parto;
2. Expectativas e formas de preparação para o parto (recursos que facilitam o parto). Terapias e Métodos de Alívio da Dor e redução da ansiedade e do medo;
3. Rotinas, Intercorrências e Intervenções Obstétricas;
4. Amamentação e cuidados com o bebê.

Da mesma forma, sendo necessário, será oferecido gratuitamente o exame de cardiotocografia para as mulheres que escolherem os Programas de Pré-natal com a equipe (veja o Programa 1 de Parto Domiciliar Planejado no início dessa página).

Apresentamos, assim, os Programas oferecidos pela Nascentia para que cada gestante ou o casal identifique qual o programa que melhor atende suas necessidades e expectativas, quando a opção for pelo Parto Hospitalar.

PROGRAMA 1: Programa de Pré-natal integrado, Assistência Pré-hospitalar e Parto Hospitalar Compartilhado

A proposta é de um calendário de consultas de pré-natal multiprofissional entre os profissionais da equipe Nascentia (médico e enfermeiras obstetras), visando a otimização e a integralidade do cuidado, desde o início da gestação, de acordo com o calendário abaixo:

No trabalho de parto, a enfermeira obstetra acompanhará a parturiente em casa até o momento oportuno para a transferência e internação hospitalar, serviço esse conhecido como ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (leia mais sobre isso), onde se dará a continuidade do cuidado, agora compartilhado com o médico obstetra, para a assistência ao parto hospitalar humanizado, até o pós-parto imediato.

Após a alta hospitalar, a enfermeira obstetra ou neonatal fará uma visita domiciliar para realização de consulta obstétrica e neonatal, e realizar as orientações para a amamentação e cuidados com o bebê.
Veja Quadro abaixo das descrições de cada programa.

PROGRAMA 2: Programa de Pré-natal com enfermeira, Assistência Pré-Hospitalar ao Trabalho de Parto com enfermeira obstetra/Neonatal

Nesse programa, a gestante realiza consultas de pré-natal em cada trimestre da gestação com foco na prevenção de problemas e promoção da saúde, além da preparação para o parto normal. Durante o trabalho de parto, a enfermeira obstetra realizará o acompanhamento da evolução do processo parturitivo e vigilância fetal, até o momento oportuno para a transferência e internação hospitalar. O acompanhamento no hospital dependerá da autorização médica e do hospital. Após a alta hospitalar, a enfermeira obstetra ou neonatal fará uma visita domiciliar para consulta puerperal e neonatal. Veja Quadro abaixo das descrições de cada programa.

PROGRAMA 3: Assistência Pré-Hospitalar ao Trabalho de Parto com enfermeira obstetra/Neonatal (PH Tradicional)

Nesse programa, a gestante realiza uma consulta de pré-natal entre 34 e 36 semanas para avaliação, elaboração da logístíca para o dia do parto. Durante o trabalho de parto, a enfermeira obstetra realizará o acompanhamento da evolução do processo parturitivo e vigilância fetal, até o momento oportuno para a transferência e internação hospitalar. O acompanhamento no hospital dependerá da autorização médica e do hospital. Após a alta hospitalar, a enfermeira obstetra ou neonatal fará uma visita domiciliar para consulta puerperal e neonatal. Veja Quadro abaixo das descrições de cada programa.

Abaixo, o Quadro que descreve cada um dos Programas e Parto Hospitalar:

PROGRAMA DE PEDIATRIA E PUERICULTURA: ATENÇÃO SENSÍVEL E INTEGRADA AO BEBÊ

Visando a continuidade do cuidado, Nascentia agora oferece um cuidado inédito e exclusivo no DF e no Brasil: A Assistência integrada e sensível ao bebê, desde o nascimento até 18 meses de vida.
A assistência ao recém-nascido e ao bebê é feito baseado na Política de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, conhecido como Programa de CD (Programa de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento do Bebê). Além das consultas individuais, a puérpera participará de grupos de apoio à maternidade e cuidados com o bebê.
Dessa forma, buscamos agregar ao programa um cuidado integral e sensível, com consultas em domicílio nos primeiro dias de vida, evitando as saídas dos bebês precocemente de casa. Abaixo o calendário de consultas de CD da Nascentia.

Dessa maneira, esperamos que a busca pelo Pre-natal sensível e Parto humanizado não venha pelos caminhos da frustração e da necessidade de cura, mas pelas vias da busca pela experiência desejada e transformadora! Assim como tem que ser a gestação, o parto e maternidade!
E o melhor caminho inicial é através da aquisição de informação adequada para apoiar as escolhas conscientes! Estamos aqui para servi-los no que for preciso!

Venham nos conhecer! Aproveite os valores promocionais do mês de aniversário da Nascentia! Agende uma consulta: adm@nascentia.com.br

Carinhosamente,

.:Equipe Nascentia:.

Por | 2017-06-01T18:44:09+00:00 12 de Maio de 2017|Artigo|