Pediatria e Puericultura: Programa Nascentia de Atenção ao Bebê

Nascentia   •   julho, 2016

Do que se trata essa tal de “puericultura”? Quem são os profissionais habilitados para essa assistência?

Esse nome que nos deparamos muitas vezes ao realizar buscas na internet ou em papos com amigas pode nos assustar, mas puericultura nada mais é ao nome que se dá para as consultas de acompanhamento da criança, onde são observados pontos como o crescimento e desenvolvimento da criança, o calendário vacinal, orientações acerca de prevenção de acidentes, amamentação e introdução alimentar. Entende-se também que as ações da puericultura priorizam a saúde e não a doença, onde o objetivo básico é a promoção da saúde da criança, visando assim a formação de um adulto saudável fisicamente, psicologicamente, emocionalmente, espiritualmente, enfim, um adulto sadio.

O que é preconizado pelo Ministério da Saúde e é instaurado no SUS (Sistema Único de Saúde) é que essas consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) da criança sejam realizadas de forma multiprofissional, visando assim um melhor acompanhamento da criança e identificação precoce de possíveis agravos à saúde. Desde modo, o ideal seria alternar as consultas entre médicos e enfermeiros, ou realizá-las concomitantemente, redirecionando o atendimento para grupos especializados quando julgado necessário. Assim como o médico que realiza essas consultas normalmente é o pediatra, recomenda-se que a enfermeira que realize essas consultas seja especialista em pediatria ou neonatologia, profissionais estes que são treinados e habilitados para avaliar a criança, realizar orientações necessárias quanto às mais diversas e possíveis dúvidas dos pais e/ou cuidadores, bem como reconhecer possíveis agravos à saúde da criança e realizar esse link com o profissional referenciado.

A boa notícia que esse post traz é de que a Nascentia agora vai oferecer o serviço das consultas de CD realizadas pelos profissionais especializados (conheça aqui a equipe): enfermeiras neonatal e médica pediátrica. Isso mesmo, os serviços ampliaram, a família cresceu e a necessidade do acompanhamento do bebê além do seu primeiro mês de vida surgiu! A proposta das consultas de acompanhamento da criança vai seguir a linha humanizada, holística, centrada na família e não no indivíduo, no seu empoderamento e conhecimento já desenvolvidos pela Nascentia nos outros serviços já conhecidos.

No nosso acompanhamento de CD, as crianças poderão ser acompanhadas até 1 ano e meio de idade, onde em um ambiente muito especial poderemos conversar sobre a adaptação da criança ao mundo, da família com a chegada do novo e tão esperado membro; as principais dúvidas que surgem ao longo do crescimento do bebê (as tão temidas cólicas, os questionamentos “meu leite é fraco?“, “será que meu bebê está com fome?“, “ele não para de chorar!”, massagem e ordenha do leite materno, posições de amamentação, prevenção de acidentes, introdução alimentar e todas as outras dúvidas que passarem pela cabeça de vocês), preenchimento e explicação dos gráficos do crescimento da criança para os pais para que possam também acompanhar o desenvolvimento de seus bebês, e orientação focada em qualquer outra necessidade que surgir, afinal temos um espaço super aconchegante para isso regado a um bom cafezinho ou um chá, o que for do agrado!

A ideia é reproduzir na rede de atenção à saúde suplementar, que a Nascentia faz parte, o que é preconizado pelo SUS e em outros países, como por exemplo na Holanda, onde a criança na primeira semana após o nascimento recebe a visita de uma enfermeira especialista, e esta é acompanhada até os 4 anos de idade. Como também já existe na França. E no Canadá. E na Austrália. Ou na Suécia. Enfim, exemplos dessa prática eficaz não faltam. Não nos limitaremos ao atendimento de bebês que nasceram no tempo certinho da gestação, mas também acompanharemos o crescimento e o desenvolvimento dos bebês que nasceram prematuros, ou com qualquer necessidade especial, compreendendo as peculiaridades e necessidades desses pequenos guerreiros! Para esses, faremos o acompanhamento para a difícil transição (da internação hospitalar para seu novo lar).

Esse acompanhamento e assistência é feita em domicílio e no consultório (ambiente preparado e acolhedor). Por consultas individuais (para o bebê e sua família) e em espaço de vivências! Perfeito para os pais de primeira viagem!

O cuidado é focado na família e a assistência é sistematizada! São momentos de:

– Escuta qualificada das demandas e percepções da família;
– Levantamento da história da saúde da mãe, do pai e do bebê;
– Avaliação física, psicoafetiva e sensorial do bebê;
– Avaliação das competências motoras, cognitivas, neurológicas, etc. do bebê;
– Avaliação do vínculo social;
– Elaboração de diagnóstico multidimensional (situacional, psicoafetivo, social e clínico)
– Elaboração de plano de cuidados específicos (orientações, recomendações, prescrições, intervenções); e
– Reavaliações periódicas.

Nessas consultas e nas vivências em grupo, os pais e família poderão tirar as dúvidas referentes a cada fase de desenvolvimento do bebê, tais como:

– o bem estar, nutrição, eliminação e conforto do bebê;
– a amamentação e de como armazenar/ condicionar o leite materno;
– os cuidados do bebê (higiene do coto umbilical, troca de fraldas, banho, sono, banho de sol, etc.);
– o acalento (reflexo da calma, shantala, banho de ofurô, etc.)
– a preparação e planejamento para a volta ao trabalho;
– a vacinação e reações;
– os passeios, viagens e visitas;
– as cólicas, refluxo, febre, virose… creche ou babá….
– a prevenção de acidentes na infância;
– primeiros socorros;
– os estímulos precoces, brincadeira e contos de histórias!

Veja abaixo o CALENDÁRIO do Programa de Pediatria e Puericultura Nascentia:

Abaixo, um vídeo mostrando uma visita domiciliar pós-parto pela enfermeira neonatal (parte do primeiro banho do bebê em casa):

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa nova proposta de serviço de cuidado ao bebê!

Venha nos visitar! E aproveite o mês de lançamento do Programa para solicitar sua consulta de cortesia (consultas marcadas até agosto de 2016)!

Agendamento: adm@nascentia.com.br

(61) 84077839 (Hellen – Enfa. Neonatal)

Por | 2017-06-05T16:00:48+00:00 7 de julho de 2016|Artigo|