Parto Humanizado Hospitalar 2017-07-06T19:07:01+00:00

Parto Humanizado Hospitalar

Nascentia   •   julho, 2017

Parto Humanizado Hospitalar

A Equipe Nascentia busca oferecer os cuidados voltados especifica e unicamente para as necessidades, expectativas e desejos da mulher, do casal e de sua família. Independetemente das escolhas da mulher e de sua família, os cuidados multiprofissionais serão os mesmos. A equipe seguirá com a assistência ao longo de todo o pré-natal, preparação para o parto seguro, integração dos cuidados e da assistência ao parto entre os profissionais, suporte e acompanhamento ao longo do pós-parto, garantindo assim, a qualidade no tratamento.

Acreditamos que o melhor local para que o parto aconteça é aquele em que a mulher se sente segura. No entanto, sabemos que o trabalho de parto tende a evoluir melhor em um ambiente conhecido pela mulher, com pessoas de sua escolha. Para essas mulheres que desejam parir no ambiente hospitalar, oferecemos o serviço de acompanhamento do trabalho de parto em casa, com monitorização fetal e transferência para a maternidade escolhida no momento oportuno do trabalho de parto, evitando longas horas de internação e minimizando as intervenções.

A Nascentia oferece vários Programas para contemplar todos os perfis e necessidades particulares. Desde programas mais simples aos mais elaborados. Identifique o que melhor se adeque a você e agende um a consulta de triagem para que a equipe ajude a encontrar o plano mais seguro e satisfatório para todos!

  1. Programa Pré-natal Integrado, assistência pré-hospitalar ao trabalho de parto e parto hospitalar humanizado e compartilhado (programa completo: pré-natal, parto e pós-parto):

Para as gestantes que almejam o Parto Hospitalar, a equipe Nascentia oferece um modelo inédito de atenção ao Pré-natal, Parto e Pós-parto (também oferecidos nos Programas de Parto Domiciliar Planejado). O que proporcionamos é o CUIDADO humanizado e qualificado para as gestantes e suas famílias, independentemente das escolhas e dos desfechos.

Caso o casal ainda não tenha certeza sobre a preferência de local de parto (hospitalar ou domiciliar) é possível iniciar o pré-natal e seguir com os cuidados de rotina enquanto é construído o plano de parto ao longo da gravidez.  Sem pressão, sem tensão, a mulher e sua família vão se informando, refletindo sobre a melhor via de parto e melhor cenário de parto de acordo com as condições de saúde física e emocional e de acordo com sua segurança. Enquanto isso,vamos cuidando! Sendo necessário, os Programas podem sofrer up ou downgrade!

Dentro do Plano de Cuidados estão inclusos os encontros/vivências de casais – conhecido como “Chá de Parto”, onde são compartilhadas as experiências e onde são discutidos temas referentes ao Parto e Pós-Parto, em formato de oficinas ou vivências facilitadas pela equipe multiprofissional da Nascentia.  A participação nas vivências é opcional e gratuita, apesar de bem recomendada. A seguir os temas proposto para os encontros:

A proposta é de um calendário de consultas intercaladas e multiprofissional entre os profissionais da equipe Nascentia (médico e enfermeiras obstetras), visando à otimização e à integralidade do cuidado (veja quadro abaixo).

Da mesma maneira, a Nascentia oferece, sem custo adicional, exame de cardiotocografia nas seguintes situações: necessidade de avaliação do bem estar fetal (na 41ª semana de gestação, por exemplo), ou durante o trabalho de parto, para amparar decisões ou condutas para manter a elegibilidade da gestante para o Parto Domiciliar Planejado.

ilustração

O exame de cardiotocografia é um monitoramento eletrônico não invasivo que avalia o cruzamento dos parêmetros da atividade cardíaca e motora  do bebê, e da atividade uterina. Existem indicações precisas para esse exame, e realizamos em condições de relaxamento, em posição adequada e após um pequeno lanche para que não haja interferências que prejudiquem o resultado (muitas vezes gerando alterações falso positivas)!

ilustração

A seguir, apresentamos o calendário de consultas para o Pré-natal Integrado que acompanha os Programas Completo (de Parto Hospitalar ou Parto Domiciliar):

Período gestacional Semana Profissonal
1º trimestre 9 semanas Consulta Médico Obstetra
14 semanas Consulta Médico Obstetra
2º trimestre 19 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
24 semanas Consulta Médico Obstetra
3º trimestre – I 28 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
30 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
32 semanas Consulta Médico Obstetra
34 semanas  Enfermeira Obstétrica
35 semanas Consulta Psicóloga
3º trimestre – II 36 semanas Consulta Médico Obstetra
37 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
38 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
39 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
40 semanas Consulta Médico Obstetra
41 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica/CTG

No trabalho de parto, a enfermeira obstetra acompanhará a parturiente em casa até o momento oportuno para a transferência e internação hospitalar, serviço esse conhecido como ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (leia mais sobre isso), onde se dará a continuidade do cuidado, agora compartilhado com o médico obstetra, para a assistência ao  parto hospitalar humanizado, até o pós-parto imediato.

ilustração

Após a alta hospitalar, a enfermeira obstetra ou neonatal fará uma visita domiciliar para realização de consulta obstétrica e neonatal, e realizar as orientações para a amamentação e cuidados com o bebê.

ilustração

  1. Assistência Pré-Hospitalar ao Trabalho de Parto com enfermeira obstetra/Neonatal (APH Tradicional)

Nesse programa, a gestante realiza uma consulta de pré-natal entre 34 e 36 semanas para avaliação, elaboração da logístíca para o dia do parto. Durante o trabalho de parto, a enfermeira obstetra realizará o acompanhamento da evolução do processo parturitivo e vigilância fetal, até o momento oportuno para a transferência e internação hospitalar. O acompanhamento no hospital dependerá da autorização médica e do hospital. Após a alta hospitalar, a enfermeira obstetra ou neonatal fará uma visita domiciliar para consulta puerperal e neonatal.

ilustração

Caso a gestante sinta necessidade de mais consultas de pré-natal com a equipe de enfermeiras obstetras, a mesma poderá realizá-las avulsas ao programa, com valor diferenciado.

  1. Assistência Pré-Hospitalar ao Trabalho de Parto com enfermeira obstetra/Neonatal (APH Tradicional) e PARTO HOSPITALAR HUMANIZADO com médico obstetra e enfermeira obstetra

Nesse programa, a gestante que já se encontra nas últimas semanas de gestação e não possui médico pre-natalista que acompanhará seu parto, ela pode optar por esse programa voltado apenas para o parto (Programa de Parto Compartilhado). Nesse programa, a gestante realiza uma consulta de pré-natal com a enfermeira obstetra entre 34 e 36 semanas para avaliação, elaboração da logístíca para o dia do parto. As demais consultas de rotina de pré-natal deverão ser realizadas de modo avulso (com valor diferenciado) e de acordo com o acordo com o médico obstetra do programa. Durante o trabalho de parto, a enfermeira obstetra realizará o acompanhamento da evolução do processo parturitivo e vigilância fetal, até o momento oportuno para a transferência e internação hospitalar, onde será dado a continuidade do cuidado, agora compartilhado com o médico obstetra.  Após a alta hospitalar, a enfermeira obstetra ou neonatal fará uma visita domiciliar para consulta puerperal e neonatal. Será realizada também uma consulta de revisão pós-parto com o obstetra, no consultório, depois de 15 a 30 dias.

ilustração

Para esse programa, o cliente deve solicitar a lista de médicos que trabalham com esse programa na Nascentia.

Nascentia

Quer saber mais?

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS?

Contato