Pré-natal 2017-07-06T18:38:20+00:00

Pré-natal

Nascentia   •   julho, 2017

Pré-natal

Assim que o casal descobre a gravidez, junto com a euforia, vem a necessidade de uma busca pela assistência à saúde da gestante e do bebê. A mulher e a família percebem uma nova realidade, cheia de expectativas e inseguranças relacionadas às novas necessidades como a preparação para um novo papel, a maternidade e paternidade.

O que tem sido muito comum é a busca desde cedo por um profissional de saúde que garanta a segurança do cuidado e que traga confiança em todas as etapas. O que muitos não sabem é que além de acompanhar o processo natural da gravidez, é necessária uma abordagem e vigilância de outras dimensões relacionadas ao psicoafetivo e emocional, sociocultural e espiritual. A consulta da enfermeira obstetra pela equipe Nascentia promove uma atenção sensível aos diversos fatores que envolvem a gravidez e garante não somente um acompanhamento do estado físico da mulher e bebê, mas também um cuidado acolhedor, empático e integral. Esta proposta de cuidado pela equipe Nascentia proporciona uma relação de confiança e proximidade, e se completa com a construção da autonomia da mulher e do casal para viverem o parto, nascimento e especialmente a maternidade e paternidade.

Esta construção do cuidado se desenvolve ao longo das consultas e encontros nos espaços de vivências (oficinas). Acreditamos que quanto mais cedo se inicia o pré-natal com a enfermeira obstetra, melhor se constrói a relação e o empoderamento do casal frente às novas demandas.

Oferecemos um plano gestacional individualizado que se inicia no primeiro trimestre de gestação até o parto, sendo capaz de orientar a mulher nos diversos caminhos necessários para uma gravidez saudável. Durante esta caminhada será oferecido oficinas em grupos com temas referentes à gestação, ao parto, ao pós-parto e aos cuidados com o bebê. O nosso objetivo é que ao final da gestação a mulher ou o casal estejam preparados e seguros no seu plano parturitivo (planejamento do tipo e local do parto) e confiante no seu potencial para os cuidados necessários para o seu bebê.

Veja aqui o calendário de Pré-natal do Programa Integral, com consultas intercaladas entre o (a) médico (a) e a enfermeira obstetra de referência:

Período gestacional Semana Profissional
1º trimestre 9 semanas Consulta Médico Obstetra
14 semanas Consulta Médico Obstetra
2º trimestre 19 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
24 semanas Consulta Médico Obstetra
3º trimestre – I 28 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
30 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
32 semanas Consulta Médico Obstetra
34 semanas  Enfermeira Obstétrica
35 semanas Consulta Psicóloga
3º trimestre – II 36 semanas Consulta Médico Obstetra
37 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
38 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
39 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica
40 semanas Consulta Médico Obstetra
41 semanas Consulta Enfermeira Obstétrica/CTG

O calendário pode sofrer alterações de acordo com a necessidade individual e especial de cada mulher. As consultas podem ser trocadas entre os profissionais de acordo com o plano de cuidados elaborado pela equipe.

Nascentia

Quer saber mais?

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS?

Contato