Curso de Avaliação da Vitalidade Fetal

Nascentia Blog   •   junho, 2016

Curso livre de avaliação da vitalidade fetal intra-hospitalar e domiciliar para enfermeiras(os)

A Avaliação da Vitalidade Fetal é uma maneira de identificar riscos ou alterações do bem-estar do bebê, intraútero, na gestação ou durante o trabalho de parto. Existem várias formas de realizar esta avaliação, da mais simples às mais complexas. Neste curso serão abordadas as seguintes formas: ausculta fetal intermitente na gestação e no parto e monitoramento eletrônico fetal (cardiotocografia ante-parto e intra-parto).

Serão abordados os conceitos, a fisiologia e fisiopatologia da frequência cardíaca fetal, técnica de realização da ausculta fetal intermitente na gestação e no parto, fatores de risco e indicações para a realização da cardiotocografia ante e intra-parto, cuidados e preparo para a realização do exame, técnica de instalação do cardiotocógrafo, parâmetros de avaliação, identificação das alterações dos parâmetros fetais e condutas/intervenções na assistência de enfermagem intra-hospitalar e domiciliar.

Público Alvo

Este curso é voltado para os profissionais de enfermagem que prestam assistência às gestantes (ambulatorial e hospitalar) e parturientes em serviços de saúde (centro de parto normal e centros obstétricos); também é voltado para profissionais de enfermagem que estão se preparando ou realizando especialização em obstetrícia.

Profissionais: Enfermeiras (os) obstetras; Enfermeiras (os) especializandos em obstetrícia; Enfermeiras (os) que prestam assistência em pré-natal, setor de internação de gestantes de alto risco, centro obstétrico e centro de parto normal.

Objetivo

O curso objetiva qualificar o profissional na assistência obstétrica, favorecendo o cuidado seguro e intervenções oportunas no que se refere ao bem estar fetal na gestação e no parto, sendo esse em ambiente hospitalar ou pré-hospitalar/domiciliar.

Material e Método

O curso é realizado em dois momentos presenciais de 4 horas, com intervalo para atividades de dispersão, totalizando uma carga horária de 12 horas.

Nos momentos presenciais, a metodologia utilizada para a parte teórica é a mista, com períodos de exposição dialogada e metodologias ativas (mapas conceituais, “aprendizagem baseada em problemas”, simulação e exercícios).

Na parte teórico-prática serão realizados os treinamentos em identificação do funcionamento do sonnar Doppler e do cardiotocógrafo, instalação do monitor em gestantes voluntárias, discussão dos parâmetros encontrados e das condutas adequadas. Serão realizados também simulações de casos para discussão dos parâmetros alterados e condutas/intervenções oportunas.

Na dispersão, os participantes realizarão uma atividade programada para ser entregue posteriormente, no prazo de 15 dias, e esta fará parte da avaliação final.

Avaliação

Os participantes receberão certificados de bom ou excelente aproveitamento no curso de acordo com sua participação nas atividades, frequência e assiduidade, resultados do pós-teste (acima de 80% de acertos), resultado evolutivo entre pré e pós-teste (melhora acima de 80% entre os testes). Participantes com rendimento abaixo do esperado poderão realizar novos treinamentos sugeridos pelas facilitadoras, arcando com os ônus adicionais.

Facilitadoras

Ms. Enfa. Obstetra Lissandra Souza
Enfa Obstetra Letícia Nicolletti

Informações e reserva de inscrição: adm@nascentia.com.br

Por | 2017-08-11T19:08:44+00:00 6 de junho de 2016|Artigo|