Programa Pueri Nascentia 2017-07-06T19:53:22+00:00

Programa Pueri Nascentia

Nascentia   •   julho, 2017

Nascentia

A assistência ao recém-nascido e ao bebê é feito baseado na Política de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, conhecido como Programa de CD (Programa de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento do Bebê).  Além das consultas individuais, a puérpera participará de grupos de apoio à maternidade e cuidados com o bebê.

O Programa Pueri Nascentia propõe a continuidade do atendimento oferecido pela Nascentia desde o início e ao decorrer da gestação, com as consultas de pré-natal e na atenção ao parto. O diferencial e a centralidade do cuidado continuam sendo na família – no ser humano que se tornou agora mãe, pai e filho.

O Programa é composto por Consultas para acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento e proporciona um espaço importante e de qualidade para que a família tire dúvidas e ofereça o cuidado necessário ao filho.

São realizadas atividades de promoção da saúde, prevenção e  encaminhamentos quando necessário, além da avaliação da família nuclear (pai, mãe e bebê) bem como da família ampliada, que também passa por uma alteração importante de papéis (pais que tornam-se avós e irmãos que tornam-se tios, por exemplo).

A importância da avaliação dos papéis e da conformação desse núcleo familiar é de extrema importância para o desenvolvimento psicossocial da criança, pois é no meio familiar que esse indivíduo terá suas primeiras relações com o mundo, onde formará seus primeiros laços afetivos, principalmente com seus cuidadores principais.

Então é um trabalho visando o desenvolvimento holístico da criança e não unicamente características pontuais e precisas avaliadas somente por uma tabela, onde nota-se se a criança apresenta ou não determinados comportamentos esperados para o seu desenvolvimento adequado para a idade.

Como atuamos:

Avaliamos como está sendo a adaptação do bebê no mundo e a adaptação do núcleo com a chegada do bebê e principalmente, quais são os principais desafios enfrentados.

Assim podemos propor soluções para situações que envolvam por exemplo: o padrão de sono da criança, refluxo gastroesofágico, eliminações, banho de sol e muitos outros. Além disso são tratados, em todas as consultas, os pontos sobre alimentação/aleitamento materno, atualização vacinal e medicações em uso (se houver).

É necessário ter em mente que conforme a criança vai crescendo, as orientações vão se ajustando, como por exemplo a questão da introdução alimentar quando a criança completa 6 meses de idade ou mesmo antes disso, dependendo da necessidade da criança ou família. Porém o método da consulta continua sendo o mesmo, o centrado na família e à escolha da família.

Portanto, opções são dadas à família ao longo do desenvolvimento da criança, orientando os benefícios e  pontos negativos de cada uma e assim este núcleo pode tomar a decisão de qual opção deseja seguir, dando autonomia a essa família de qual meio criar seu filho.

Dessa forma, buscamos agregar ao programa um cuidado integral e sensível, com consultas em domicílio nos primeiro dias de vida, evitando as saídas dos bebês precocemente de casa.

Abaixo o calendário de consultas de CD da Nascentia:

Idade Atividade
1 a 03 dias Consulta de Enfermagem Neonatal
7 a 15 dias Consulta Médica Neonatal
1º mês Consulta Médico Pediatra*
2º mês Consulta Médico Pediatra*
3º mês Consulta de Enfermagem Neonatal
4º mês Consulta Médico Pediatra*
5º mês Consulta Médico Pediatra*
6º mês Consulta Médico Pediatra*
7º mês Consulta de Enfermagem Neonatal
8º mês Consulta Médico Pediatra*
9º mês Consulta Médico Pediatra*
10º mês Consulta de Enfermagem Neonatal
11º mês Consulta Médico Pediatra*
12º mês Consulta Médico Pediatra*

Ilustração

Veja aqui um pouquinho mais sobre o Programa:

Pediatria e Puericultura: Programa Nascentia de Atenção ao Bebê

Nascentia

Quer saber mais?

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS?

Contato